Available courses

A fundamentação de energias renováveis circundam os ciclos naturais de conversão de radiação solar, fonte primária de quase toda energia disponível na Terra, desse modo se constitui de fontes praticamente inesgotável que não alteram o balanço térmico do planeta e se configuram como um conjunto de energias alternativas. As energias renováveis baseiam-se na redução ou anulação dos impactos ambientais, desta forma tendem a ser utilizadas de maneira que resultem em mínimo impacto ao meio ambiente. O desenvolvimento tecnológico tem permitido que elas possam ser aproveitadas progressivamente, tanto como combustíveis alternativos, como na produção de calor e eletricidade.

Minerais:

São, em geral, compostos químicos sólidos, exceto alguns poucos que são elementos nativos e o mercúrio, que é líquido. A composição de um mineral é descoberta poranálise química e física, a qual determina as proporções relativas dos diferentes elementos químicos que compõem o mineral e a sua estrutura cristalina.

Rochas:

São compostas por um ou mais minerais e sua composição pode ser expressa de duas maneiras: pela composição mineralógica que expressa as diferentes proporções dos minerais que as constituem ou pela sua composição química.

Classificação

As instalações elétricas podem ser classicadas em:
• Instalação em tensão reduzida ou extrabaixa tensão.
• Instalação em baixa tensão (BT).
•Instalação em alta tensão (AT). Podemos ter ainda instalações:
• Em corrente contínua.
• Em corrente alternada monofásica (uma fase e neutro)
• Em corrente alternada trifásica (três fases e neutro).

Definições

Instalação de tensão reduzida é a instalação que opera com tensão elétrica nominal menor ou igual à 75V em corrente contínua, ou menor ou igual à 50V em corrente alternada.